(41) 3148-1818 • (41) 99505-0350 comercial@18gigas.com.br
Escolha uma Página

EDUCAÇÃO DIGITAL

A Educação Digital é um recurso que inclui no processo de ensino-aprendizagem o uso de ferramentas tecnológicas como agentes que contribuem e complementam as práticas pedagógicas.

É muito importante ressaltar que a Educação Digital, não se resume apenas ao uso de smartphones ou notebooks, é necessário que haja intervenção pedagógica, planejamento e definição de objetivos educacionais. Os professores (as) precisam articular a ferramenta tecnológica com os métodos de ensino, para tornar o processo de construção de conhecimento uma ação significativa e que realmente promova o protagonismo do estudante.

Sendo assim, considerando que nossos estudantes são nativos digitais e que o dinamismo do processo de ensino-aprendizagem deve ser contextualizado, a Educação Digital torna-se aliada do professor(a) e permite que a partir desses recursos tecnológicos, seja possível aplicar diferentes metodologias, propiciando momentos de gamificação, sala de aula invertida, aprendizagem por projetos, criação de blogs coletivos, entre outros.

Outro ponto importante e que merece destaque, é o uso da Educação a inclusão dos alunos que tem dificuldades de aprendizagem, e/ou apresentam alguma necessidade especial. O professor(a) consegue planejar aulas que sejam mais motivadoras, tenham diferentes recursos e estímulos, ao mesmo tempo que exigem diferentes habilidades para resolução. Neste sentido, podemos afirmar que a Educação Digital, também é um agente impulsionador nas práticas de Educação Especial.

Além disso, a partir dos recursos tecnológicos é possível estabelecer parâmetros para realizar avalições diagnósticas, somativas e qualitativas. A Educação Digital pode participar de todo o processo de construção do conhecimento, vezes em momentos mais introdutórios, assim como, em momentos de aprofundamento de conceitos mais complexos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?

Ao utilizar da Educação Digital, as aulas tornam-se mais inovadoras, motivadoras e significativas, esse movimento contribui para diminuição da evasão escolar, desperta o interesse dos alunos(as), aumenta a produtividade, amplia a sala de aula para fora do ambiente escolar e aprimora a qualidade da educação.

Para mais, a partir da mediação do(a) professor(a) é crucial que os momentos de aprendizagem, também, desenvolvam e estimulem o pensamento crítico, uso consciente de recursos tecnológicos, raciocínio lógico, capacidade de resolver problemas e autonomia.

A MESINHA DIGITAL NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO DIGITAL

A Mesinha Digital Quinyx é uma ferramenta que auxilia no processo de desenvolvimento do estudante, propiciando reflexões de forma contextualizada e engajadora. Todas as atividades estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e visam contemplar o desenvolvimento integral do aluno.

Nossos manuais pedagógicos apresentam como promover a Educação Digital, a partir dos nossos aplicativos e atividades, pautando-se nos campos de experiências e objetivos gerais mencionados na BNCC.  Além do mais, todo o processo de aprendizagem é traçado em informação relevante, útil e transformadora.

Ainda assim, objetivando auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem, a Mesinha Digital Quinyx tem atividades baseadas em Educação Digital, que podem ser trabalhadas com AH/SD – Pessoa com altas habilidades/superdotação; TDAH – Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; TEA – Pessoa com Transtorno de Espectro Autista, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade.

Texto por Beatriz Motta Lopes

** Se você deseja ter apoio pedagógico para inovar e tornar sua rede ainda mais competitiva, conte com a equipe e tecnologia da Mesinha Digital Quinyx. 

Entre em contato agora mesmo, estamos à disposição! **