(41) 3148-1818 • (41) 99505-0350 comercial@18gigas.com.br
Escolha uma Página

O QUE É APRENDIZAGEM CRIATIVA?

A aprendizagem criativa é uma metodologia que foi desenvolvida pelo professor de pesquisa e aprendizado Mitchel Resnick e pelo educador Seymour Papert, essa abordagem pedagógica, é embasada principalmente em fontes construtivistas. Logo, a aprendizagem se dá por meio das experiências da criança, e todo seu repertório auxilia no processo de um novo conhecimento ou no desenvolvimento de uma nova habilidade e por fim, uma nova competência.

Essa metodologia é fundamentada por quatro pilares, são os denominados “4 Ps”: Projetos, Pares, Paixão e Pensar brincando.

Projetos: as atividades que compõem um projeto exigem diferentes habilidades e competências, neste sentido, o estudante precisa recorrer a múltiplas áreas de conhecimento e interesses, e nesse movimento as crianças desenvolvem novas técnicas e resoluções para diferentes problemas.

Paixão: o estudante precisa ter espaço para trabalhar com seus próprios interesses, ao se dedicarem em tarefas que lhe chamam a atenção, dedicam-se mais, aprimorando suas habilidades e por vezes descobrindo novas paixões.

Pares: a troca de saberes é um momento que contribui muito no processo de construção do conhecimento, é a partir dessas experiências que o estudante compartilha seu trabalho, recebe e aplica feedbacks e colabora para o todo.

Pensar brincando: a partir de um ambiente favorável, os estudantes conseguem explorar e apreender por meio de descobertas, esse processo quando realizado a partir de brincadeiras e interações, torna-se muita mais significativo e divertido.

 Todo esse processo, acontece conforme o espiral da Aprendizagem Criativa, que consiste nos momentos de imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir, imaginar de novo e assim sucessivamente:

 

Toda a metodologia é pautada na liberdade e autonomia do estudante, desta forma, a abordagem de aprendizagem criativa, acontece quando a criança participa de forma ativa na construção do seu conhecimento.  Esse protagonismo do estudante, faz com que ele aprenda a lidar com as emoções, execute tarefas com mais confiança e compreenda suas habilidades.

COMO APLICAMOS APRENDIZAGEM CRIATIVA UTILIZANDO A MESINHA DIGITAL? 

A partir da perspectiva da aprendizagem criativa, toda a comunidade escolar precisa ressignificar os ambientes, as relações e os procedimentos pedagógicos. Entendendo que, o mundo digital faz parte do cotidiano da criança, é necessário utilizar a tecnologia educacional como ferramenta de apoio no processo de construção do conhecimento.

A Mesinha Digital propicia aos estudantes experiências de aprendizagem significativas, incentiva a participação e motiva o desenvolvimento da criatividade. As atividades instaladas oportunizam a criação, o teste, o erro e a construção do conhecimento.

Com isso, o espiral da Aprendizagem Criativa (imagine, crie, brinque, compartilhe, reflita e volte imaginar) torna-se um movimento presente durante as aulas. Neste sentido, a partir da Mesinha Digital, o caminho de descobertas é mais acolhedor e contagiante, pois o ambiente está animado, atrativo e produtivo ao mesmo tempo.

As atividades propostas na Mesinha Digital incentivam a resolução de problemas, o senso colaborativo e o pensar brincando (experimentação lúdica), bem como permite que a criança desenvolva habilidades socioemocionais e suas relações interpessoais.

Texto por Beatriz Motta Lopes

** Se você deseja ter apoio pedagógico para inovar e tornar sua rede ainda mais competitiva, conte com a equipe e tecnologia da Mesinha Digital Quinyx.

 Entre em contato agora mesmo, estamos à disposição! **