(41) 3148-1818 • (41) 99505-0350 comercial@18gigas.com.br
Escolha uma Página

O que é alfabetização?

A Alfabetização é um processo de aprendizado da leitura e da escrita, ou seja, o estudante precisa saber codificar e decodificar uma língua ou uma mensagem. Neste sentido, considera-se alfabetizado, o sujeito que sabe ler e escrever. Segundo Soares (2006, p.15): “Alfabetizar significa adquirir a habilidade de decodificar a língua oral em língua escrita […]. A alfabetização seria um processo de representação de fonemas em grafemas (escrever) e de grafemas em fonemas”.

Entretanto, o grande desafio dos professores(as) além de alfabetizar, é realizar procedimentos que garantam que esse estudante também seja letrado, pois o conceito de letramento abrange questões de visão de mundo, compreensão, reflexão e interpretação de textos.

O que é letramento?

O aluno além de saber codificar e decodificar, necessita aprender como interpretar questões sociais, organizar discursos e aplicar a leitura e escrita em diferentes contextos.  Essa “leitura de mundo”, se dá a partir de atividades que estimulam o pensamento crítico e reflexivo contextualizado, ou seja, a partir de propostas de letramento.  Ainda neste sentido, segundo Soares (2006 p. 20): “o letramento é muito mais amplo do que a alfabetização […] condição de interação com diferentes gêneros e tipos de leitura e escrita, com diferentes funções envolvendo tais práticas”. Portanto, identificamos que, letramento e alfabetização, são simultâneos e complementares.

É fundamental que o processo de alfabetização seja vinculado ao processo de letramento, pois são práticas pedagógicas que devem caminhar associadas, e de forma complementar. Para tanto, é crucial que o planejamento pedagógico seja articulado para promover o alfabetizar letrando.  Para Soares (2006) apesar de a alfabetização e letramento serem duas ações diferentes, não devem acontecer de forma separada, pois os indivíduos precisam se tornar simultaneamente alfabetizados e letrados.

O que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica que o processo de letramento deve acontecer desde a Educação Infantil, é imprescindível que o estudante sempre receba estímulos para pensar o sistema de escrita alfabética para além do uso. Ou seja, é necessário alfabetizar letrando, considerando o ensino da leitura e da escrita no contexto das práticas sociais.

Dessa maneira, é possível inferir que o estudante alfabetizado e letrado é capaz de atuar no mundo de forma mais autônoma, consciente e efetiva. Consegue compreender melhor o contexto em que está inserido e usufruir da leitura e escrita de forma significativa.

Como a Mesinha Digital Quinyx ajuda no processo de alfabetização e letramento?

A Mesinha Digital Quinyx é um recurso pedagógico que apoia o professor no desenvolvimento de ações que visam a alfabetização e letramento, as atividades propostas na Mesinha Digital estão alinhadas com a BNCC e promovem momentos de reflexão e leitura de mundo. De forma lúdica, o estudante é estimulado a conhecer a relação fonema-grafema, soletração, divisão silábica, , letras maiúsculas e minúsculas, assim como, é convidado a interpretar e refletir sobre o uso prático da leitura e escrita em sociedade.

Considerando o atual cenário e o contexto de inserção dos alunos(as) e professores(as), é notório que as práticas pedagógicas precisam estar alinhadas com tais realidades. As Tecnologias Educacionais, como por exemplo, a Mesinha Digital Quinyx, auxiliam no processo de desenrolamento dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento presentes na BNCC, pois são materiais que motivam o estudante e propiciam autonomia, criatividade e senso crítico.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

KRAMER, Sonia. Alfabetização: “Dilemas da Prática”. In: KRAMER, Sonia et al (org). Rio de Janeiro: Ltda., 1986.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006

Texto por Beatriz Motta Lopes

** Se você deseja ter apoio pedagógico para inovar e tornar sua rede ainda mais competitiva, conte com a equipe e tecnologia da Mesinha Digital. 

Entre em contato agora mesmo, estamos à disposição! **