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Segundo esclarece a coordenadora de advocacia do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), Luíza Correa, “a educação inclusiva é aquela que estudantes com e sem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos do espectro autista. Ou então, estudantes com superdotação e altas habilidades compartilham do espaço de ensino-aprendizagem. Ou seja, eles vão para a mesma escola e estudam juntos. Na mesma sala de aula, com o mesmo professor, com o mesmo currículo escolar. Claro que sempre recebendo todo o apoio necessário para que ele consiga, de fato, aprender”, observa ela.

Neste 14 de abril, Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, ressaltamos a importância desta data com o enfoque na garantia da Educação como direito básico para todas e todos, nos espaços escolares, de maneira que seja efetivamente abrangente e inclusiva.

Em relação às pessoas com deficiência, reafirmamos os Direitos Fundamentais previstos na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) como sendo inegociáveis em qualquer gestão pública ou equipamento da rede pública deste país, sendo eles os direitos à vida, habilitação e reabilitação, à saúde, à educação, à moradia, ao trabalho, à assistência social, à previdência social, à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer, ao transporte e à mobilidade.

E dentre esses direitos fundamentais, podemos destacar o direito a dignidade, a não-discriminação, o direito de ser, de ter autonomia, segurança, independência e recursos de acessibilidade nos diferentes setores públicos e particulares dentro dos serviços disponíveis na sociedade.

Apesar da Educação Inclusiva ser um grande desafio a ser encarado, principalmente quando falamos de estudantes com necessidades educativas especiais em salas de aulas regulares.  Hoje a educação inclusiva tem políticas de Educação Especial e, ao considerar a inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais nos espaços sociais e em salas de aulas regulares, teve um avanço na democratização das oportunidades educacionais.

Diante disso, lembramos que deve-se estabelecer relações eficazes que possam favorecer o atendimento igualitário entre estudantes com necessidades educacionais especiais e os demais, para que eles se sintam, de fato, incluídos no contexto escolar e social.

A Equipe da Mesinha Digital preza por uma Educação de qualidade e inclusiva, e todos os dias caminha em prol da inclusão, seja pesquisando, implementando e propondo o ensino-aprendizagem de forma lúdica e significativa para todos os cidadãos.

 

REFERÊNCIAS

https://www.crpsp.org/noticia/view/2714/14-de-abril-dia-nacional-de-luta-pela-educacao-inclusiva-2

https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2021/04/14-de-abril-dia-nacional-de-luta-pela-educacao-inclusiva

Texto por Beatriz Motta Lopes